Como É A Carreira Do Especialista Em Clínica Médica?

· 3 min read
Como É A Carreira Do Especialista Em Clínica Médica?

Agora que você já conhece a especialidade de clínica médica e está pensando em abrir um consultório, lembre-se de contar com ferramentas para fazer a gestão de sua empresa. Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o médico generalista do clínico geral. O primeiro é o profissional que fez a graduação em Medicina que geralmente dura seis anos.

  • Todavia, ao contrário do que se pode pensar, ele não resolve apenas problemas simples.
  • Os recursos para investigação do problema já não são tão abrangentes, impactando diretamente na qualidade do tratamento oferecido.
  • Ao pedir exames dos dois, o médico percebe que um deles apresenta tumores e o outro está desidratado.
  • Um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde.


Os clínicos cerais são médicos capacitados para lidarem com múltiplos aspectos do processo saúde-doença do adulto, os mais freqüentes e simples, os mais complexos e os raros. Portanto, ao término do curso médico, no nível da graduação o egresso devidamente aprovado deve ter desenvolvido habilidades, atitudes e adquirido conhecimentos que o qualificam como médico com formação geral. O consulente Dr. E.N.S.L., solicita parecer do CREMESP se, como o médico recém-formado pode ser  apresentar como "clínico", após tantos anos de profissão, trabalhando nas especialidades de clínica e cirurgia, também pode assim proceder. Entretanto, para quem quiser ser servidor público, é a especialidade com mais vagas em concursos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde. Além do serviço civil, os clínicos, portanto, são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas. Dessa forma, no ambulatório ou consultório, tradicionalmente tem consultas mais demoradas que as outras especialidades, pois acaba tendo que avaliar a saúde como um todo.

Consulta Com Especialista Em Clínica Geral


Além disso, deve ter uma organização mental para interpretar os sinais e sintomas, para entender os mínimos detalhes e solucionar os problemas. Desse modo, por causa da concentração de médicos na região Sul e Sudeste, aqueles que trabalham no interior possuem um salário maior. Já no serviço público, o trabalho do médico internista esbarra nas limitações do SUS.  nutricionista esportivo valor  a 60 horas semanais e os estágios duram cerca de um ou dois meses. Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades  como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia.

O Que Você Não Sabia Sobre O Clínico Geral




Dentre suas atribuições, o profissional poderá solicitar exames, fazer diagnósticos, tirar dúvidas e orientar pacientes em situações que requerem mais atenção. O clínico geral tem um conhecimento aprofundado sobre o corpo humano, podendo atuar em diferentes tipos de diagnósticos. Além disso,  ele está apto para solicitar exames, prescrever medicamentos, fazer diagnósticos e até realizar cirurgias. Realizar exames específicos da sua área de atuação, encaminhando pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado, mantendo contato frequente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças. O clínico geral é um médico muito completo que pode auxiliar em inúmeros casos. Além disso, o Clínico Geral também encaminha os pacientes para outros médicos se for necessário um tratamento urgente ou especializado.

Devo Consultar Um Clínico Geral Antes De Realizar Cirurgia Verdade


Este profissional é muito importante nos encaminhamentos a outros especialistas. Médicos se entendem, e o de família saberá explicar ao colega especialista o que está acontecendo e como o paciente vem se saindo. Depois disso, o especialista passa ao colega da família o diagnóstico, e ele faz  o acompanhamento. Isso ajuda tanto o paciente, que sabe com quem contar, e o médico, que poderá avaliar a sua saúde. A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema. Por exemplo, se você for a um posto de saúde com febre e náuseas, esses sintomas podem indicar desde infecções virais e bacterianas até problemas intestinais ou neurológicos.